Tenha o relacionamento que sempre sonhou, com esse passo a passo simples.

Inscreva o seu e-mail aqui e receba o Manual dos relacionamentos saudáveis. É grátis!

Lei da atração

Autossabotagem – Descubra como se livrar do mecanismo que faz de você o seu pior inimigo

A autossabotagem é o processo pelo qual você mesmo destrói seus planos, ainda que pense ser pela interferência do outro. Saiba por quê.

autossabotagem

Uma das formas de autossabotagem é dar um tiro apontando para você mesmo. (Foto: internet/reprodução)

A autossabotagem ocorre na sua vida pelo menos uma vez. Sabe aquele emprego que você adorava e pensava ser para sempre e que de repente, do nada você foi demitido? Sim, é autossabotagem. E aquele encontro que você está esperando há dias e, quando chega a hora H, a pessoa lhe dá um baita bolo? Também é autossabotagem. Você já parou para analisar por que isso ocorre na sua vida?

Quando o assunto é autossabotagem um sentimento vem imediatamente à mente: frustração. Geralmente, ela ocorre quando você espera muito por um acontecimento e este é abortado sem explicação. Na maioria dos casos, essa frustração vem acompanhada de raiva, pois estava tudo encaminhado e de repente desandou.

Se situações como essa lhe incomodam, você poderá resolver isso após ler esse artigo. Mas calma, não se trata de um processo instantâneo. Nas linhas a seguir, você encontrará informações importantes sobre o que é autossabotagem e porque é tão difícil livrar-se dela. O porém é que para por um ponto final nesse procedimento, é necessário atenção. Você precisa estar atento em si para estar apto a agir de maneira a interromper a autossabotagem.

Entenda o que é autossabotagem

Autossabotagem é uma palavra derivada do termo sabotagem. Este indica toda ação executada para prejudicar o trabalho de alguém. A sabotagem é executada de maneira discreta, para que ninguém a perceba e ela possa atingir seu objetivo. É feita contra terceiros, principalmente no meio industrial. Ganha o prefixo auto, quando indica ação do indivíduo prejudicando a si mesmo.

Autossabotagem é um mecanismo que seu inconsciente usa para impedir você de atingir um objetivo, meta ou realizar um sonho. Ela funciona de maneira muito simples. Uma parte de você decide que aquele projeto é demais para a sua realidade, por isso, você não merece concluí-lo como planejado e pronto. Dá um jeito de jogar tudo por água a baixo.

Ela está totalmente relacionada com a baixa autoestima. Afinal de contas, uma pessoa que tem boa imagem de si mesma não age contra suas conquistas. Muito pelo contrário, ela faz de tudo para torna-las reais.

De acordo com o coach de relacionamentos, Arly Cravo, a base da autossabotagem está no medo da criatura não ser aceita do jeito que é. Ele destaca que em função disso, ela passa a se distanciar cada vez mais da sua essência, no afã por aceitação.

Por outro lado, autossabotagem pode ser definida como um artifício para disfarçar o medo do sucesso. Em um grupo de pessoas com baixo nível de realizações, a pessoa precisa demonstrar o mínimo de insucesso para ser e se sentir integrada a ele.

autossabotagem-medo-de-ser-feliz

Autossabotagem pode ser vista como medo de ser feliz (Foto: internet/reprodução)

Causas da autossabotagem

A causa fundamental da autossabotagem é o medo. Com várias ramificações, praticamente toda vez em que ela ocorre, o medo está presente.

Esse temor ainda se subdivide em dois grandes grupos: os que sentem medo do fracasso e os que têm medo do sucesso. Em ambos os casos, há a paralisação do sujeito que deixa de agir em prol de se realizar. Tudo, porque percebe que pode sofrer por conta dos resultados de sua conquista.

Há outro aspecto que ainda precisa ser observado sobre as causas da autossabotagem. Existem ganhos reais por trás de todo insucesso, principalmente aqueles que deixam o indivíduo vitimizado.

Em casos semelhantes, ele até sente vontade de agir para conquistar seus intentos. Porém, por medo do fracasso ou sucesso acaba sem forças para sair da zona de conforto.

Infelizmente, a maioria dos casos de autossabotagem só ocorre porque a criatura nem tentou o que queria. Tudo porque enquanto está na zona de conforto conta com o apoio moral das pessoas ao redor. Daí contenta-se com o estigma da vítima, do sem sorte ou do coitadinho.

Autossabotagem e o medo do fracasso

A autossabotagem tem relação profunda com o medo de errar. É uma questão de extrema gravidade, uma vez que o erro é inerente à figura humana, exatamente por sua imperfeição.

O trabalho de desenvolvimento pessoal no Pathwork me proporcionou grande libertação nesse sentido. Eu tinha muitas limitações por conta do medo de errar e o erro é traduzido em fracasso, muitas vezes.

Se você tem dificuldades em lidar com o erro, comece a rever seus conceitos. Afinal de contas quem sofre desse problema acaba não agindo em busca de seus objetivos. E isso por si só já é um grande erro.

Tente ter em mente que se você sucumbe ao medo de fracassar, já fracassou por não agir. Afinal de contas, quando você não faz, não tem resultado algum, nem positivo, nem negativo. Sem resultado, você já fracassou e o que é pior, nem fez nada e, por isso mesmo, não acumulou experiência.

Uma forma de resolver o problema é compreender que você não é culpado de errar. Por conta disso, não será condenado, principalmente se for humilde e reconhecer que errou e se der uma nova oportunidade de tentar.

Ao contrário de ser passível de condenação, todo erro abre a possibilidade de reparo. A culpa fecha questão em torno da característica do indivíduo, marcando-o para sempre naquele setor. Já o erro indica que ele ainda não sabe fazer certo, mas que pode tentar novamente de outra forma.

autossabotagem-medo

Na autossabotagem, o próprio indivíduo impede o sucesso que deseja. (Foto: internet/reprodução)

Autossabotagem e o medo do sucesso

Quando a autossabotagem está relacionada com o medo do sucesso, a situação é um tanto mais complicada. Digo isso porque é difícil cogitar que alguém não caminha em direção dos seus sonhos por medo de se realizar.

Essa possibilidade parece estranha, mas é muito mais comum do que se imagina. O fator principal para ela é um provável assédio das pessoas mais próximas para tirar vantagem do sucesso alheio. Existe muita gente por aí que na impossibilidade de realizar grandes feitos usa o nome de parentes e amigos para obter vantagem.

No caso de ganhos financeiros o problema ainda é pior. Há pessoas que não podem ouvir falar que alguém está com ótima situação financeira. É tomar ciência que pedem empréstimos, tentam de tudo para ser beneficiado pela posição econômica do indivíduo.

Conheço casos em que pessoas com poder aquisitivo pequeno recriminam as que têm um maior. E esse passa a ser visto como o diferente, o arrogante, o presunçoso só porque conseguiu ter dinheiro.

Para casos assim, sugiro que a pessoa esteja muito bem conectada com ela mesma. De qualquer maneira a sociedade vai cobrar dela pelos seus resultados. Ganhando ou perdendo, você estará sempre sendo julgado pelos outros. E se você tiver que passar por isso, que seja por trabalhar em prol das suas realizações.

Viva sua vida sem deixar de lado o grupo do qual faz parte. Tenha em mente que cada um é responsável pelo que deseja conquistar. A realização de sonhos pode até depender da ajuda de terceiros, mas é responsabilidade de quem sonha.

Se as pessoas ao seu redor não fazem por onde, a responsabilidade é delas. Tente ajudar na medida do possível, mas saiba que o sonho do outro é problema que ele deve resolver.

Liberte-se da causa da autossabotagem

Você leu nesse artigo o que causa a autossabotagem. Ela é responsável por grande parte do sofrimento do ser humano. Por isso, tornou-se necessária uma atenção especial ao tema.

O autoconhecimento é o caminho mais seguro para combatê-la. Através do autoconhecimento você vai identificar suas deficiências e potencialidades. A partir daí, poderá trabalhar as dificuldades e transformá-las.

De qualquer forma, é preciso que você tenha controle sobre si mesmo. E isso só é possível quando você sabe onde acerta e onde pode errar.

A autossabotagem em si não é ruim, nem boa. Ela apenas age no sentido de lhe proteger do que seu inconsciente acreditar ser um sofrimento.

Procure identificar as causas do que lhe faz cair na autossabotagem. Descobrindo, comece um trabalho diário para neutraliza-las. Lembre-se: sua felicidade depende apenas de você.

Se esse artigo foi útil para você, preencha seu e-mail aqui do lado para receber mais conteúdos como esse. Deixe também seu comentário sobre o assunto. A troca de experiências é sempre fator de enriquecimento e progresso.

Até o próximo!

 

Rating: 5.0. From 3 votes.
Please wait...
Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Sonia Teixeira disse:

    Essa matéria está maravilhosa!!!

    Rating: 5.0. From 1 vote.
    Please wait...
    • Muito grata, Sônia! Espero que você possa se beneficiar com ela!!

      Abraço,

      Rating: 5.0. From 1 vote.
      Please wait...
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: