Tenha o relacionamento que sempre sonhou, com esse passo a passo simples.

Inscreva o seu e-mail aqui e receba o Manual dos relacionamentos saudáveis. É grátis!

Desenvolvimento pessoal

Se continuar assim, o Brasil nunca se livra da corrupção

A Corrupção tem sido combatida de forma errada e é por isso que não acaba nunca. Descubra o que fazer para acabar com ela de uma vez por todas.

Acima, matéria da TV Comportamento sem grilos, correspondente a este post. Confira!

A corrupção assombra a sociedade desde que esta se formou sobre a face da terra. Sim, ela não foi inventada nem no Brasil, muito menos é exclusividade dele. Calma, não faço aqui nenhum discurso moralista. Apenas pretendo lhe oferecer elementos para uma reflexão mais profunda em torno de tema tão sério e prejudicial para a humanidade.

10 entre cada 10 brasileiros são contra a corrupção e corruptos. Falo sem o menor constrangimento que a cada 10 seres humanos, em qualquer lugar do planeta, 10 são contra ela e seus efeitos. Sendo assim, por que nunca tivemos a oportunidade de erradica-la de forma eficaz?

Você deve convir comigo, que para cada lei anticorrupção que se cria, em qualquer lugar do mundo, inventa-se uma maneira de burla-la. E nem a Dinamarca conseguiu extirpá-la por completo, mesmo sendo o país menos corrupto da Terra.

Convido você a ler este post até o final para se engajar, de fato, nessa luta árdua de livrar a sociedade deste tumor maligno. Ela é extremamente difícil de ser vencida, mas pode sim, ser removida em definitivo. Isso depende apenas do empenho de cada um de nós.

A autossabotagem é uma forma de corrupção, pois corrompe o próprio sucesso! (Foto: internet/reprodução)

A autossabotagem é uma forma de corrupção, pois corrompe o próprio sucesso! (Foto: internet/reprodução)

O que é corrupção

A etimologia da palavra nos remonta à língua morta que originou vários idiomas, entre eles o português, o latim. Nele, está o vocábulo corruptos, que indica o ato de quebrar os pedaços. Esta atividade é sinônimo de deteriorar, apodrecer.

Com a evolução do termo, corrupção passou também a significar adulterar algo para tirar vantagens para si. Portanto, é algo ilegal, ou que se pratique às escondidas. Eu, pelo menos, nunca tive notícias de alguém que, corrompeu ou adulterou algo a seu favor, sair em praça pública gritando que fez isso.

Essa autodetonação ocorre sim, mas sob pressão. O Brasil assiste muito a isso com as famosas delações premiadas. O corrupto ou corruptor denuncia a corrupção, apenas porque tem a possibilidade de obter vantagens sobre isso. Mas essa é uma outra história.

O que importa aqui é compreender o que é, para ter-se mais consciência sobre como a combater. Sim, pois quem sai alardeando que é a favor do combate à corrupção, muitas vezes nem percebe que a pratica largamente. Portanto, saia dessa fria. É preferível você combater a corrupção sozinho, calado e observando bem os mecanismos dela, do que batendo no peito que é o paladino da moralidade.

Muitas pessoas que se manifestaram contra a corrupção foram desmascaradas nas redes sociais, exatamente por serem pegas em flagrante. (Foto: internet/reprodução)

Muitas pessoas que se manifestaram contra a corrupção foram desmascaradas nas redes sociais, exatamente por serem pegas em flagrante. (Foto: internet/reprodução)

Mecanismos da corrupção

Veja bem. A corrupção é um câncer na humanidade por dois motivos. Primeiro, porque é praticada por debaixo dos panos, na calada da noite. Por esse motivo é, no primeiro momento, um problema de quem a pratica, de quem a incentiva e de quem a acoberta. Segundo, porque toda vez que um direito do outro é desrespeitado, há prejuízo para esse outro.

E nesse ponto, precisamos analisar esta máxima de Jesus Cristo que diz: atire a primeira pedra, aquele que estiver isento de pecado. Se você é religioso, sabe muito bem do que falo. Se não, tem consciência de que Ele é a maior personalidade que já passou pelo planeta. A prova disso é que Jesus é respeitado até mesmo por quem não acredita nele.

Mas vamos aos mecanismos:

1- Para lograr êxito, o corrupto age sob sigilo 

Por isso, nem mesmos os superiores tomam conhecimento, se não estiverem envolvidos.

2- Em países como o Brasil, onde a corrupção se tornou cultural, a população inteira é corrupta

Sim, somos todos corruptos. Uns em menor, outros em maior gravidade, mas todos, absolutamente todos, corruptos, inclusive esta que vos fala.

O pior é que a maioria esmagadora dos brasileiros nem percebe que é, de tão naturalizada que ela ficou em nosso meio. Agora, preste bem atenção! Se os políticos são pessoas eleitas pelo povo e são corruptos, só há uma explicação: o povo é corrupto, pois só existe governo honesto, onde há uma população idônea.

3 – Impunidade

O brasileiro se deixa levar por pequenos atos de corrupção como furar fila; usar carteira de estudante sem ser estudante; estacionar em local proibido; ficar com o troco que veio para mais; avançar sinal vermelho, entre outros delitos, que nem são delitos. Estes citados e outros acabam sendo considerados, aqui na terrinha, como sinônimo de esperteza.

4 – É a própria família que ensina e estimula a corrupção

Pareço até uma bruxa má, mas preciso tocar na ferida. São os pais, mães e outros mais velhos que ensinam o futuro do país e do planeta a serem corruptos.  Nem vou render assunto aqui. Vou apenas demonstrar como isso funciona.

Quando a criança faz algo errado, nós, mais velhos, ao contrário de educar, a chantageamos, dizendo que se ela não fizer o que queremos, não vamos mais gostar dela. Quer mais? Ensinamos para a criança que mentir é feio e não se deve fazer isso, porque há uma punição. Contudo, na primeira oportunidade proibimo-la de dizer para o tio sem noção que não gostou de ganhar a roupa que ele deu de presente. Em casos similares, a obrigamos até a agradecer e falar que achou bonito.

Se você pensou que os exemplos acabaram por aqui, engana-se. Ensinamos nossos filhos, netos e sobrinhos a mentir. Sim, toda vez que alguém chama na campainha ou ao telefone e mandamos dizer que não estamos, estamos ensinando as gerações futuras a mentir. E mentira é corrupção. Falar mentira é corromper a realidade omitindo ou deturpando a verdade.

5 – Corrupção no DNA

Por essa razão é que digo com toda pureza d’alma possível: a corrupção não é um problema do Brasil e do brasileiro. Ela é um problema íntimo do ser humano. Parece até que está em seu DNA. E é este o motivo pelo qual não existe lei que vai extermina-la.

Um bom exemplo são os países considerados os mais honestos como Dinamarca e Suécia. O índice de corrupção lá é quase nulo, mas existe. E só é rastejante, porque as leis lá são aplicadas com rigor e sem seletividade.

A título de curiosidade, o Brasil ocupa a posição 80 no ranking e está muito longo do último lugar que é a Somália. Essa colocação foi consolidada em pesquisa realizada em 2008, pela ONG Transparência Internacional.

Os países analisados ganharam notas que variaram entre 10 e 1. A Dinamarca, primeira colocada tirou 9,3. Ou seja, sua população não é 100% honesta. A última, Somália tirou 1,0, o que indica que o nível de corrupção lá é extremo.

A impunidade é um dos mecanismos da corrupção. (Foto: internet/reprodução)

A impunidade é um dos maiores incentivos para a corrupção. (Foto: internet/reprodução)

A corrupção nasce de onde menos se espera

A história do Brasil no começo do século XXI vivencia a prova viva disso. Um partido que se fez e se estabilizou sobre os pilares da moralidade e combate à corrupção foi massacrado porque seus filiados sucumbiram estupidamente à corrupção.

A decepção dos eleitores e da população que passou quase 30 anos ouvindo que esse partido ia acabar com a corrupção foi imensa. Tão grande, que apagou da memória de parcela significativa dos brasileiros que quase todos os demais partidos são tão corruptos ou mais que ele. Como resultado, para combatê-lo, o país ficou na mão de políticos envolvidos até o pescoço num dos maiores escândalos de corrupção da história do Brasil.

Já em nível mundial, a maior corrupção desde a Santa Inquisição foi feita por alguém acima de qualquer suspeita. A Segunda Guerra Mundial só foi possível porque Hitler corrompeu a sociedade alemã sob argumentos de que ela era superior às outras. Ao acreditarem nos argumentos dele, aquele povo empoderou um homem que liderou o massacre de 60 milhões de pessoas. 40 milhões, diretamente, porque eram soldados, mas 20 milhões eram civis. Destes, 6 milhões eram judeus, 2 milhões poloneses e 4 milhões de indignos tais como: homossexuais, deficientes, doentes mentais, maçons e ciganos. Cito aqui só alguns.

Ilustro meu argumento com a 2ª Guerra, pois é um trauma enorme e muito recente ainda. Está vivo na memória. O que muita gente ignora é que Adolf Hitler era um cara carismático, sim, mas tinha uma reputação de gente de bem. Ele foi criado por pais católicos, batizado. Não participou dos demais sacramentos da igreja, mas promovia o chamado, Cristianismo positivo. Não era oficialmente devoto de um credo oficial, mas acreditava em Deus e não no ateísmo, como muitos religiosos afirmam.

A corrupção só é combatida se você adota a honestidade em seus atos. (Foto: internet/reprodução)

A corrupção só é combatida se você adota a honestidade em seus atos. (Foto: internet/reprodução)

Única forma de acabar com a corrupção

A única forma de acabar com a corrupção é através de ações individuais e não coletivas. A sociedade é extremamente heterogênea. Isso indica que grande parte dela é boa e perseverante na busca do bem estar próprio e coletivo. Contudo, ela se contamina muito facilmente por apelos emocionais, sem realizar a devida análise.

Foi assim na Inquisição, é assim na política, foi assim na II Guerra e é assim onde há multidão e jogos de interesses. Neles, sempre vence quem pode manipular melhor as informações para seu lado.

Portanto, se você é contra esse câncer e quer acabar com ele, tenha em mente que só há um caminho: combate-lo em si. Observe-se com atenção e descubra onde você corrompe a lei ou simplesmente passa o outro para trás.

Não precisa sair por aí se detonando, porém, tenha a dignidade de fazer isso de si para consigo. Identificando o que faz que é indigno, trabalhe-se no sentido de modificar sua atitude. Fazendo assim, você cria em você mesmo autoridade moral para cobrar honestidade dos outros.

A corrupção jamais será praticada publicamente, nem nunca teremos noção exata do quanto se desvia de verbas para fins particulares. Por isso, o prejuízo da saúde, da educação e da justiça social continuará ocorrendo em larga escala. Faça a sua parte! Quando cada um faz o precisa ser feito, os espertalhões não conseguem apoio e passam a ser punidos.

Bem, agora você tem informações sobre o porquê da corrupção resistir bravamente, mesmo com troca de partidos políticos no poder. Se você como eu, tem ódio de corrupção e está cansado desses discursos que apenas lhe iludem, compartilhe esse post e ajude seus amigos a compreender o motivo de tanta bandalheira. Ah, e deixe seu comentário. Ele é importante para enriquecer o debate.

Fontes:

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/10-ideias-para-combater-a-corrupcao-bgnowijtfwi5vmgdxn5k2cdvy

http://super.abril.com.br/comportamento/como-acabar-com-a-corrupcao

https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial#Impactos

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/5-efeitos-danosos-da-corrupcao-que-voce-nao-ve

http://ordemlivre.org/posts/a-corrupcao-e-um-efeito-e-nao-uma-causa–2

http://ceticismo.net/religiao/grandes-mentiras-religiosas/hitler-era-ateu/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vis%C3%A3o_religiosa_de_Adolf_Hitler

No votes yet.
Please wait...
Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: