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Meditação

Como meditar: 3 pontos para observar antes

Como meditar é uma preocupação que complica suas tentativas de criar o hábito da meditação diária? Veja quais são os 3 pontos que facilitam sua prática.

Como meditar é uma preocupação que complica suas tentativas de criar o hábito da meditação diária? Veja quais são os 3 pontos que facilitam sua prática. (Foto: internet/reprodução)

Como meditar é uma preocupação que complica suas tentativas de criar o hábito da meditação diária? Veja quais são os 3 pontos que facilitam sua prática. (Foto: internet/reprodução)

Meditar pode transformar sua vida e isso está mais do que claro para a maioria da sociedade. As comprovações científicas são cada vez mais comprobatórias dos efeitos benéficos que a meditação diária produz no corpo e na mente. Entretanto, um problema persiste. Por mais que você se esforce, criar esse hábito e usufruir os benefícios não é tão fácil quanto parece. E isso, é claro, pode sabotar seu projeto de conquistar mais qualidade de vida.

Se você está decidido a conquistar bem estar definitivo na sua rotina diária, saiba que isso, além de acessível, pode ser conseguido totalmente de graça e sem efeitos colaterais. A meditação é o segredo da vida plena com tudo o que você puder sonhar para ela.

Após ler esse artigo, você vai descobrir um dos fatores principais para criar o hábito de meditar, o preparo. Ele implica em três pontos que passam despercebidos em função de uma informação verdadeira, mas que vale para praticantes experientes. Tal afirmativa indica que é possível meditar em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer posição.

É desnecessário afirmar que você pode sim, tentar fazer sua meditação sem observar os pontos de preparo. Talvez até acredite ter conseguido essa proeza, mas a falta de qualidade vai impedir que você alcance seus objetivos. E isso vai lhe desestimular e consequentemente sepultar o hábito.

Fazer uma refeição leve, tomar água e ir ao banheiro são processos de preparo para a meditação. (Foto: internet/reprodução)

Fazer uma refeição leve, tomar água e ir ao banheiro são processos de preparo para a meditação. (Foto: internet/reprodução)

Preparo para meditar, ponto 1

O mecanismo é muito simples. A orientação máxima para a prática da meditação é não fazer nada, relaxar e focar sua atenção em uma imagem, som ou na respiração. Mas para quem tem seu cotidiano movido a estímulos externos de tudo quanto é tipo, esse é mais que um desafio.

O pior de tudo é que quando o assunto é acalmar a mente, o que mais você escuta e lê por aí é o que fazer. O como meditar fica relegado para o segundo plano.

Vamos então entender esse preparo. Descobri isso recentemente durante o workshop Atenção Plena, ministrado pelo lama tibetano, Jigme Tromge Rinpoche, em outubro de 2016, em Belo Horizonte. Segundo o líder budista, preparar-se para meditar é tão importante quanto a prática em si, pois a torna possível.

Portanto, antes de tudo observe o que lhe deixa mais confortável. Segundo Rinpoche, as necessidades físicas devem estar todas satisfeitas. Nada de fome, cansaço, preocupações, vontade de ir ao banheiro.

O ponto principal da meditação é desligar-se do mundo exterior para um mergulho ao seu ambiente interno. Por isso, qualquer situação que leve a mente para o contato com o que está no seu entorno deve ser meticulosamente descartada. Isso vale também para toda e qualquer sensação que leve à ansiedade ou aflição.

O lugar onde você vai meditar deve ser calmo e arejado para permitir que a prática seja proveitosa. (Foto: internet/reprodução)

O lugar onde você vai meditar deve ser calmo e arejado para permitir que a prática seja proveitosa. (Foto: internet/reprodução)

Preparo para meditar, ponto 2

O segundo ponto para seu preparo na hora de meditar é quanto ao lugar. Esse aspecto é fundamental, pois sem tranquilidade, sua prática será nula.

Acomode-se em lugar tranquilo. Quanto mais silencioso e reservado melhor. Às vezes, o cômodo nem é tão silencioso assim, mas ser pouco frequentado é fundamental.

A professora de meditação Florita Ferreira destaca que pode ser qualquer dependência da casa, desde que facilite sua introspecção. Ela completa que você precisa se sentir aconchegado e confortável.

Outra característica do local deve ser a ventilação. Meditar requer atenção especial à respiração. É ela que realiza a troca gasosa dos pulmões, oxigenando o organismo e permitindo a eliminação de toxinas. E isso é fundamental para a meditação, uma vez que vai permitir o processo de equilíbrio tanto físico quanto mental.

Se você vive com outras pessoas, avise quando for meditar, para que os outros moradores evitem entrar no quarto ou sala. Prepare todo o ambiente para que estímulos como o telefone e a campainha não lhe desconcentrem.

Meditar pela manhã é o ideal para que as atividades do dia não lhe distraiam e você acabe esquecendo. (Foto: internet/reprodução)

Meditar pela manhã é o ideal para que as atividades do dia não lhe distraiam e você acabe esquecendo. (Foto: internet/reprodução)

Preparo para meditar, ponto 3

O ponto número três do preparo para meditar é o horário. Os especialistas em meditação afirmam que o ideal é que se reservem dois momentos do dia para a prática, preferencialmente pela manhã e ao entardecer.

A explicação é muito simples. Esses dois momentos marcam horas de mudança de estado. Pela manhã, ao acordar é uma hora em que você ainda não se reconectou com sua rotina, e ao entardecer, já terminou o expediente de trabalho.

Contudo, como meditar é um hábito e todo hábito precisa ser introduzido aos poucos. Por isso, você pode começar com um período do seu dia.

Cuidado! Este ponto é muito importante para que você se engaje na prática da meditação. E é por isso que você precisa ter compromisso com o horário que vai estabelecer para iniciar o processo.

De acordo com a neurociência, o cérebro humano é programado para realizar o máximo de tarefas com o mínimo de esforço e gasto de energia. E o hábito é exatamente um dos mecanismos que ele usa para isso. Daí o fato de muitas vezes você escovar os dentes antes de dormir sem precisar pensar ou se programar para isso.

E o horário para meditar é importantíssimo. É como estabelecer um horário para dormir. Repetir o mesmo período da noite para se deitar, faz com que o sono chegue sempre naquela hora.

Determinando um momento para meditar e repetindo isso por um período mínimo de 28 dias seguidos, fará com que seu organismo sinta necessidade da prática.

Quando digo momento, significa que ao contrário de estabelecer uma hora x, você decida que será logo ao se acordar, por exemplo. E isso não depende de uma marcação específica.

A manhã é o melhor horário para meditar, pois você ainda não retomou o contato com os diversos estímulos externos.  (Foto: internet/reprodução)

A manhã é o melhor horário para meditar, pois você ainda não retomou o contato com os diversos estímulos externos. (Foto: internet/reprodução)

A importância de meditar pela manhã 

Como falei no tópico anterior, o ideal é que você reserve dois períodos do dia para meditar. Porém, consolidar esse hábito é um processo que demanda tempo para realizar e de duração da prática. Por isso, esforce-se para realizar sua reconexão interior pelo menos uma vez ao dia.

A maioria dos iniciados indicam que meditar pela manhã, logo ao acordar é o mais apropriado e você deve estar perguntando por que? A resposta é muito simples. Quando você dorme, interrompe o contato com o mundo exterior.

Ao despertar, você leva algum tempo para ficar alerta para os estímulos do mundo exterior. Por essa razão, fica mais fácil voltar-se para seu mundo interno e acalmar a mente.

Além disso, tem o fator de você ainda não ter começado suas atividades. O envolvimento com seus compromissos, durante seu período de vigília, pode fazer com que você se esqueça da meditação. Por isso, é mais interessante acordar e meditar, para não correr o risco de adiar e cair no esquecimento.

Espero que essas informações possam ajudar você a construir o hábito de meditar diariamente com mais facilidade. Foi assim que consegui consolidar o meu e meu ganho de qualidade de vida tem sido fundamental para minha superação de um câncer de mama.

Se você gostou deste artigo, ajude seus amigos a conhecer esses pontos que vão ajuda-los a meditar diariamente. Conte-nos sua experiência com a meditação. Tem alguma dificuldade? O que faz para superá-la? Sua participação é muito importante para enriquecer a discussão.

Até o próximo!

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Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

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6 Comentários

  1. Glacy disse:

    Olá, ontem à noite e hoje ao acordar meditei. E agora li esse post, sincronicidade. Bom os 3 tópicos ajudaram bastante a entender. Vou prosseguir nesse conhecimento.

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    • Que boa notícia, Glacy!

      Você verá como sua vida vai mudar para melhor, a partir daí. Depois conte-nos como estão os resultados.

      Abraço,

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  2. Leodmila Valente disse:

    Precisando colocar em prática….

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    • Faça isso, Leo!

      Você só tem a lucrar. A única dificuldade é no começo, se acostumar a deixar o pensamento vir e ir, sem se envolver com ele. Já estou na fase de desligar dos pensamentos que vêm e os resultados, já começam a surgir. Paz de espírito, esperança, intuição, insights.

      Depois, conte para nós como está seu processo!

      Grande abraço e gratidão!

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  3. Noêmia Dória disse:

    Importantes detalhes a serem observados, excelentes dicas!

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    • Que bom que gostou, Noêmia! Experimente e depois conte para nós!

      Grande abraço!

      Gratidão, querida!

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