Tenha o relacionamento que sempre sonhou, com esse passo a passo simples.

Inscreva o seu e-mail aqui e receba o Manual dos relacionamentos saudáveis. É grátis!

Relacionamento

Comunicação assertiva: como ser sincero sem grosseria

Se você ainda tem dúvidas sobre a comunicação assertiva, preste atenção neste vídeo. Ele te ensina como falar a verdade e ainda ser admirado pelo outro.

A comunicação assertiva é uma ferramenta poderosíssima para a boa convivência. Você já deve ter estado diante do seguinte dilema: uma pessoa faz algo muito reprovável, mas é alguém que tem importância muito grande na sua vida. Você precisa se posicionar, mas não sabe como fazer sem ser grosseiro.

É neste ponto que a comunicação assertiva faz a diferença. A sociedade atual reclama com enorme frequência que a falsidade incomoda. Contudo,  ela é ultra sensível ao menor sinal de sinceridade demonstrado. Diante disso, a maioria das pessoas acaba se enveredando pelo caminho mais fácil e incômodo de não dizer o que sente ou fugir do assunto.

Em ambos os casos, o ponto central da questão é a mentira. Sim, omitir a verdade é uma forma de dizer a mentira, o que deixa o problema do mesmo tamanho. No texto da semana, aqui no CSG, abordei a questão da comunicação assertiva, como o caminho do entendimento nos relacionamentos. Então, uma leitora deixou o seguinte comentário na página que o blog mantém no Facebook: “ou você fala a verdade ou mente. E, ao falar a verdade, é grosseira e mal educada.”

A comunicação assertiva é exatamente para que não haja grosseria

Um comentário muito pertinente. Enriquecendo o debate, gravei o vídeo acima onde explico como usar a comunicação assertiva para dizer a verdade sem ser grosseira e mal educada. Compartilho esse vídeo agora e espero esclarecer mais um pouco esse ponto. Ele é de grande relevância, pois as pessoas andam muito sensíveis atualmente.

Usar a desculpa de que é sincero para ser grosseiro é um erro gravíssimo que afasta as pessoas de quem age assim.  Veja o vídeo e conte o que achou das observações que faço a respeito. E, se quiser enriquecer ainda mais o debate, deixe seu comentário. Ele será lido e respondido com assertividade. Gratidão, sempre.

Até o próximo!

No votes yet.
Please wait...
Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. Leodmila Valente disse:

    Vc deixou mais fácil. ..rsrs. … mas realmente é algo a ser treinado. ..

    No votes yet.
    Please wait...
    • Obrigada, Leodmila! Realmente, a intenção é facilitar a ação do leitor!

      Abraço,

      No votes yet.
      Please wait...
  2. Dulcemar Lara disse:

    Olá, Zilda!
    Gostei do vídeo, você explicou bem sobre a comunicação assertiva.
    Deve ser um treinamento constante… Há uma carga emocional muito grande, como foi dito, principalmente quando envolve pessoas que a gente gosta…
    Um abraço.

    No votes yet.
    Please wait...
    • Obrigada, Dulcemar!

      De fato, o treino é constante e a carga emocional atrapalha um pouco o processo.

      Grande abraço,

      No votes yet.
      Please wait...
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: