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Relacionamento

Descubra se você realmente sabe a diferença entre dizer a verdade e ser grosseiro

A comunicação assertiva tem ficado esquecida na hora de falar verdades e ser autêntico. Descubra como muita gente boa ganha fama de grosseira à toa.

A comunicação assertiva promove o entendimento e boas práticas de relacionamento. (Foto: internet/reprodução)

A comunicação assertiva promove o entendimento e boas práticas de relacionamento. (Foto: internet/reprodução)

Comunicação assertiva é um tema que precisa ser bem explorado ultimamente. Ela ajuda as pessoas a enfrentarem uma grande dificuldade atual, a de falar a verdade aos outros. Isso ocorre em praticamente todos os campos da vida. Acontece, principalmente, porque há uma grande quantidade de pessoas que se magoam com facilidade.

Mas não é só porque hoje em dia há mais pessoas magoadas no mundo que existem estas dificuldades. Há uma confusão quanto à forma de fazer, na hora de se comunicar com alguém e de dizer algum tipo de verdade.

Infelizmente, a maior parte das pessoas acaba esbarrando na grosseria quando decide dizer uma verdade. Por conta disso, acaba perdendo a razão, machucando a pessoa e ao invés de ajudar, piora completamente a situação. De quebra, a relação também fica comprometida.

Portanto, nas próximas linhas nós vamos mostrar qual a diferença entre a comunicação assertiva e a grosseria. É preciso ficar claro que existe sim uma maneira de dizer a verdade de maneira objetiva e sem causar mágoas. Vamos ver mais!

A comunicação assertiva é ignorada por grande parte das pessoas que tentam impor suas verdades e acabam sendo isoladas pelos outros. (Foto: internet/reprodução)

A comunicação assertiva é ignorada por grande parte das pessoas que tentam impor suas verdades e acabam sendo isoladas pelos outros. (Foto: internet/reprodução)

Comunicação assertiva X Impor suas verdades

A imposição é uma forma de dizer algo para alguém e que não é comunicação assertiva. Ela é sim, uma comunicação equivocada, exagerada e por vezes grosseira.

Ao impor suas verdades para o outro, você pode simplesmente deixá-lo magoado e com o orgulho ferido. Isso ocorre quando você atropela ele pensa ou acha a respeito de um determinado assunto ou situação. Quem usa esse tipo de comunicação, simplesmente ignora o outro.

Um diálogo verdadeiramente equilibrado e respeitoso implica numa atitude que realmente demonstre ao outro que o que está sendo dito é apenas uma opinião. Neste tipo de conversa, fica demonstrado que o que o outro pensa vale e merece ser escutado.

Quando a comunicação é assertiva os outros se dispõem a ouvir o que é dito. (Foto: internet/reprodução)

Quando a comunicação é assertiva os outros se dispõem a ouvir o que é dito. (Foto: internet/reprodução)

Comunicação assertiva = objetividade e gentileza

A comunicação assertiva é sempre pautada muito mais pela objetividade e pela gentileza. Ao contrário da grosseria, que impõe uma face da verdade e opiniões, ela promove o entendimento entre as pessoas.

Quando uma verdade precisa ser dita, você deve usar a comunicação assertiva. O mesmo, no caso de pedir algum tipo de favor necessita.  Para tal, seja mais direto e objetivo. Use a gentileza indiscriminadamente e, preste bem atenção no tom de voz que está sendo usado.

Nada de alterar a voz ou gritar, pois isto pode deixar claro que você está perdendo a razão. Além do mais, a outra pessoa, com certeza, acabará se sentindo ofendida, e não compreenderá o que está sendo dito.

Na comunicação assertiva as ideias se encaixam e há entendimento. (Foto: internet/reprodução)

Na comunicação assertiva as ideias se encaixam e há entendimento. (Foto: internet/reprodução)

O que é assertividade?

Para ajudar você a entender melhor o conceito de comunicação assertiva, vejamos o que é assertividade. Recorri, mais uma vez ao dicionário, para deixar bem claro o seu significado.

Assertividade nada mais é do que uma declaração, positiva ou negativa, que é feita com muita segurança. Ela tem um teor no qual a pessoa, que faz esta declaração, realmente acredita e defende.

Ser assertivo não significa acertar o tempo todo. Porém, implica em ser uma pessoa que sabe se firmar no momento e do jeito correto. A pessoa assertiva busca dizer sim e não nas horas que julga ser apropriadas.

Usar uma comunicação assertiva dentro de um ambiente de trabalho pode ser extremamente útil. Em muitos casos precisamos dizer não a algo, ou defender algum ponto, e isso exige firmeza e  objetividade. Lembre-se que tal tipo de atitude requer que você não parta para a grosseria e sempre respeite a opinião dos outros, com a devida gentileza.

Bem, sobre a comunicação assertiva, era essa a mensagem que eu queria passar no post de hoje. Espero que essas informações possam lhe ajudar a construir melhor seus diálogos e fortalecer os relacionamentos. Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo. Ele vai enriquecer muito o debate em torno do tema.

Até o próximo!

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Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

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4 Comentários

  1. Noêmia Dória disse:

    Palavras setas, uma vez lançadas colhemos só as consequencias!

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    • Adorei o termo, Noêmia!
      Palavras setas. Isso mesmo!

      Gratidão pelo comentário!

      Abraço,

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  2. Ana disse:

    Zildinha,
    Acredito que na maior parte das vezes buscamos ser assertivos , porém escolhemos a forma errada de expor nossas opiniões para os outros. A assertividade além de está ligada ao tom de voz , também requerer a hora de declarar as opiniões ao outro. Muitas vezes acabamos magoando por não ser a hora de enfatizar nossas opiniões .

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    • Realmente, Ana!

      Interessante que gravei a matéria para a TV Comportamento sem grilos hoje, falando exatamente sobre isso. Viu como estamos sintonizadas?

      Grande abraço,

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