Tenha o relacionamento que sempre sonhou, com esse passo a passo simples.

Inscreva o seu e-mail aqui e receba o Manual dos relacionamentos saudáveis. É grátis!

Meditação

A crença que impede você de melhorar sua vida através da meditação

Sua crença de que você não consegue meditar está travando suas realizações. Saiba como isso acontece e o que fazer para mudar. Assista à matéria da TV Comportamento sem grilos e veja exemplos de como essa crença funciona!

Crença é uma ideia que você entende como verdadeira e que é seguida ao pé da letra. Ela tem o poder de guiar suas atitudes e lhe oferece ou não autorização para realizar seus intentos. Por causa de uma crença, muitas pessoas têm deixado passar a oportunidade de ter uma vida espetacular. É que ela impede a prática da meditação para a maioria das pessoas que vive no lado ocidental do planeta.

Parece tolo, mas apenas uma ideia impede que você utilize os benefícios da meditação em sua vida. O pior de tudo é que são todos eles obtidos através da criação do hábito diário de desligar-se do mundo exterior e voltar sua atenção para o que se passa com você.

Deixar de meditar nos dias de hoje é jogar dinheiro fora. A confusão mental em que as pessoas estão inseridas tem causado inúmeros transtornos e em todas as esferas da vida. Por essa razão, adoecem com frequência; gastam indiscriminadamente, vivendo em alto nível de endividamento; têm dificuldade de se relacionar consigo mesmas e com o outro; não conseguem acabar com o estresse; a dificuldade de dormir ou pegar no sono são cada vez mais constantes.

Além disso, a população deixou de viver para realizar todas as tarefas diárias no piloto automático. Você come e mal saboreia o alimento que vai digerir. Você assiste a um programa de televisão, mas não sabe o que o personagem acabou de dizer. Você combinou uma atividade com o amigo, mas não se lembra o que. Tudo porque foi fazendo sem planejar, ponderar as possibilidades ou verificar a viabilidade.

Toda crença é formada por repetição de uma ideia e sua comprovação através de acontecimentos. Embora armazenada no inconsciente, ela dirige seu comportamento. (Foto: internet/reprodução)

Toda crença é formada por repetição de uma ideia e sua comprovação através de acontecimentos. Embora armazenada no inconsciente, ela dirige seu comportamento. (Foto: internet/reprodução)

Que crença é essa?

Essa crença é a ideia que você carrega consigo e sustenta de que você não consegue meditar. Ela é construída desde cedo em sua vida. A criança é usualmente inquieta, por ter excesso de energia e usá-la indiscriminadamente. A partir daí, você passa a vida inteira ouvindo que não consegue ficar quieto; que é incapaz de sossegar. 

Ocorre que toda crença é criada pela repetição daquela ideia em sua mente. Quem escuta o tempo todo em sua cabeça que é relaxado, acaba ficando assim, pois sabe que é isso que esperam dele. Quem ouve o tempo todo que é mal criado, briga com Deus e o povo, cria caso com as pessoas em qualquer lugar que esteja e retruca sob qualquer pretexto. São as ações confirmando o que foi dito e desta forma fixando aquela ideia repetida a mancheias. E toda ideia repetida milhares de vezes acaba virando verdade, independente de realmente ser. É o vencer o outro pelo cansaço.

Por causa dessa crença de que não consegue meditar, porque é muito difícil acalmar a mente, você acaba sendo incapaz disso. Você realmente não para quando pequeno. Quer brincar o tempo todo e conhecer o máximo do mundo ao seu redor. Entretanto, se encontra algo de seu interesse é capaz de ficar horas ali, dando atenção a ele.

Então, pegue essa informação e use-a a seu favor. Você é capaz de parar e ficar bem quietinho focado, desde que tenha um interesse por trás disso.

A crença de que não consegue vai manter uma enxurrada de pensamentos em sua mente o tempo todo. (Foto: internet/reprodução)

A crença de que não consegue vai manter uma enxurrada de pensamentos em sua mente o tempo todo. (Foto: internet/reprodução)

Delete a crença de que não consegue

Pegue a informação acima e delete a crença de que não é capaz de sentar-se alguns minutos por dia e acalmar sua mente. Isso é possível sim, embora seja bem difícil no começo. Tenha sempre em mente que meditação não passa de uma simples questão de hábito e disciplina.

Use o mesmo método que levou você a acreditar ser incapaz de praticar a meditação. Repita diariamente que você pode meditar, porque é bom para sua saúde física, mental e financeira. Sim, a prática da meditação leva a uma melhora tão grande na saúde que você gastará muito pouco com medicamentos e despesas médicas.

Além disso, terá melhores condições de analisar prós e contras em todas as suas atividades e melhor. Poderá agir ao contrário de reagir. Assim, terá como planejar, anotar prós e contras e checar todas as vantagens e desvantagens da ação. Com isso, terá menos prejuízos ou gastos desnecessários.

Agora, você já sabe por que é sempre tão difícil se engajar na prática da meditação. Suas crenças lhe impedem de fazer muitas coisas boas em favor da sua felicidade. Compartilhe este artigo com seus amigos para que eles fiquem por dentro desta informação e deixe um comentário aqui embaixo.

Até o próximo!

No votes yet.
Please wait...
Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. Osmar disse:

    A meditação, que, a principio parece tão difícil, se mostra nos progressos que fazemos ao tentar ler um texto que acreditamos ser longo e enfadonho, isto porque vivemos na era do automatismo, do imediatismo e da ansiedade. A meditação tem como princípio trazer-nos para o autocontrole, não permitindo que nossas emoções ou o momento intempestivo nos controle. Vale muito a pena.

    No votes yet.
    Please wait...
    • Exatamente, Osmar!

      Vale a pena, porque nos coloca no controle. Muito bem lembrado!

      Grata pelo seu comentário!

      Abraço,

      Zilda

      No votes yet.
      Please wait...
  2. Noêmia Dória disse:

    Temos que exercitar aos poucos mesmo, funciona! É recomendado também blindar-nos contra a síndrome do pensamento acelerado, ocorrencia que impede essa prática de melhoria que é a meditação, que faz tão bem ao corpo e alma. o cotidiano atual nos induz a agir automáticamente, não nos conhecemos, logo dificulta a possibilidade de nos aproximarmos verdadeiramente de outro ser humano!

    No votes yet.
    Please wait...
    • Isso mesmo, Noêmia!

      Comece com um minuto e logo estará fazendo uma hora.

      Agradecida pelo comentário!

      Abraço,

      Zilda

      No votes yet.
      Please wait...
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: