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Meditação

Como fazer para meditar, mesmo que o sono insista em fazer você dormir

Dormir na meditação é sinal de que você está cometendo erros durante a prática. Descubra as causas e como fazer para evitar adormecer enquanto medita.

O risco de dormir na meditação faz com que seja impossível praticá-la deitado. (Foto: internet/reprodução)

O risco de dormir na meditação faz com que seja impossível praticá-la deitado. (Foto: internet/reprodução)

Dormir na meditação é um dos grandes entraves para o praticante. Talvez você já tenha tentado meditar e caído no sono sem nem perceber. Talvez esse fato tenha lhe feito desistir da prática, já que basta relaxar um pouco para adormecer. Talvez você queira descobrir uma forma de driblar a vontade de dormir.

Se você é tem interesse nesse método e se incomoda de às vezes dormir na meditação, chegou ao lugar certo. Neste artigo, você vai descobrir porque isso acontece e o que fazer para separar a meditação do sono.

Desde que comecei a praticar meditação o sono esteve presente. No princípio, providenciei até um colchonete para deitar e tentar meditar. Por isso, sempre adormecia, mas como levantava revigorada levei muito tempo para compreender meu erro.

Como já abordei aqui no CSG, o primeiro passo para começar a meditar é encontrar uma posição confortável. Porém, esse conforto dispensa o deitar. Tudo pelo simples fato de que deitado o corpo tende a adormecer, em função do descanso necessário para a prática.

Um bom começo para evitar essa ocorrência é compreender as semelhanças e diferenças entre os dois processos. O ponto em comum em ambas as atividades é que o relaxamento inerente as duas leva ao repouso corporal. A diferença é exatamente o fato de quem medita estar consciente de tudo o que ocorre ao seu redor. Quem dorme se desliga do mundo exterior e não sabe de nada que acontece durante o sono.

Dormir na meditação indica erro

Dormir na meditação indica erros do praticante ou candidato a tal. O ponto central da prática é a concentração. Quem medita está concentrado em um ponto definido antecipadamente, que pode ser um som, uma imagem ou simplesmente a respiração. 

O monge budista, Salim Zaidam, explica que para meditar o indivíduo precisa estar atento à sua mente. E que, se o sono chega e ele não percebe e adormece acaba mostrando que não estava prestando atenção nas possíveis distrações. A vontade de dormir é uma delas. Ele explicou isso no evento que coordenou em Belo Horizonte no dia 11 de março último. O nome do encontro é Criando espaço para descansar a mente, abordando a técnica meditativa denominada Shamata.

Zaidam ensina que esta técnica é base para todas as outras, por ensinar o interessado a observar os mecanismos da mente. De acordo com o monge e coordenador do centro budista Dawa Drolma, a mente não gosta de ficar atoa. É por isso que se cai facilmente em armadilhas como o sono.

A posição de lótus é a ideal para a prática, ela ajuda a evitar dormir na meditação. (Foto: Designed by Freepik)

A importância do preparo para a prática

Conforme ensina Salim, a preocupação na prática da shamata é fazer com que o adepto conheça seus processos mentais. Para isso, é fundamental que ele esteja atento às diversas distrações que a mente apresenta.

Assim como o sono, ele esclarece que surgem dores, dormências, movimentos involuntários do intestino, imagens. O coordenador orienta que para cada situação semelhante é preciso etiquetar com a palavra pensamento.

Portanto, se você se sentou e percebeu que está prestes a dormir na meditação, apenas pronuncie mentalmente a palavra pensamento.  Segundo Salim Zaidam, é a forma de indicar que você está atento e percebeu a distração. Agindo assim, você estará no controle da atividade e dificilmente adormecerá. Ele brinca que os pensamentos gostam de aparecer sorrateiramente e quando percebidos, vão embora ocorrendo o mesmo com o sono.

O preparo para meditar implica ainda em selecionar um local tranquilo, limpo e arejado e a satisfação das necessidades corporais. A posição ideal é sentada em posição de lotos, com as pernas dobradas uma sobre a outra. Como muitas pessoas sentem dificuldade em ficar com as pernas dobradas durante muito tempo, podem se sentar numa cadeira. O importante é manter a coluna ereta e todo o corpo relaxado.

Possíveis causas que levam a dormir na meditação e o que fazer

A especialista em meditação, Amanda Dreher, explica que além da acomodação corporal, a intoxicação é uma das causas que levam você a dormir na meditação. Ela aponta duas formas disso acontecer.

A primeira é devida a respiração inadequada, que leva o corpo a ficar com excesso de gás carbônico. A segunda é através da alimentação rica em farinha branca e demais produtos refinados e industrializados. Ambas causam cansaço entre outros transtornos no corpo.

A respiração é, por sinal, ponto primordial para a meditação. Ela promove a eliminação do gás carbônico do organismo, o que ajuda a revigorar as energias. Respirar também leva o corpo a relaxar, uma vez que promove o equilíbrio do metabolismo celular.

Por isso, esteja atento quando estiver se preparando para a prática. Nos momentos próximos da hora marcada para a meditação preste atenção à respiração, posição e alimentação. Porém, esteja ligado ao seu estilo de vida, pois ele precisa ser equilibrado de forma que você mantenha sua saúde.

Essas são as principais causas que fazem você dormir na meditação. Espero que agora, de posse dessa informação, você possa engrenar na prática com mais qualidade. Se gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos e marque nas estrelinhas aqui abaixo do post. Ajude outras pessoas a terem acesso a essa informação. Deixe também seu comentário. Ele é muito importante para nós.

Até o próximo!

Fontes:

http://dawadrolma.org/event/criando-espaco-para-descansar-mente/

http://www.redepsi.com.br/2008/10/27/por-que-alguns-dormem-sempre-que-tentam-meditar/

http://andreaalves.blog.br/descansa-dormir-meditar/

https://www.youtube.com/watch?v=ke1zL2qQLJs

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Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

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2 Comentários

  1. Noêmia Esquivel Dória disse:

    Boas dicas e bem observado! Obrigada!

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    • Continue participando, Noêmia!

      Gratidão e abraço pra você!

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