Tenha o relacionamento que sempre sonhou, com esse passo a passo simples.

Inscreva o seu e-mail aqui e receba o Manual dos relacionamentos saudáveis. É grátis!

Desenvolvimento pessoal

Humildade: descubra como essa virtude pode melhorar sua vida em sociedade e porque tão pouca gente usa essa senha para a felicidade

Humildade é vital para o ser humano. Porém, ela é muito pouco praticada em função de interpretações equivocadas. Saiba como e porque desenvolve-la.

A humildade é a chave que abre todas as portas para a vida em sociedade, sem sombra de dúvidas. Você já deve ter observado que ela é cada vez menos usada nas convivências do dia a dia.

Se você se sente incomodado com a quantidade de pessoas arrogantes que encontra no seu dia a dia, saiba que chegou ao lugar certo. Aqui você vai entender o mecanismo que faz da humildade a virtude mais importante para conviver bem com todo tipo de pessoas. Além disso, vai descobrir maneiras de convencer qualquer soberbo a se comportar de maneira agradável.

Humildade é a virtude capaz de unir as pessoas independente de posições sociais.

Humildade é a virtude capaz de unir as pessoas independente de posições sociais.

A língua portuguesa define humildade como sendo uma virtude das pessoas que sabem das próprias limitações. Ela pode também ser definida como modéstia ou simplicidade.

Do ponto de vista comportamental, humildade é a capacidade do indivíduo em se posicionar perante os demais. O humilde é aquele que se conhece a ponto de ter plena consciência de que não é o máximo, mas que também não é a pior das criaturas.

O termo é muito utilizado em termos religiosos para definir a característica principal das pessoas designadas a ocupar o Reino do Céu. Segundo a Bíblia, Jesus teria proferido que o céu é dos humildes.

Sua utilidade principal é promover convivência pacífica e saudável entre os seres humanos. Cada um, dentro de seus limites, sabe perfeitamente qual o papel que lhe cabe. Por essa razão, não há necessidade de uns tentarem ser melhores do que os demais.

Humildade, portanto, é a capacidade de reconhecer seu lugar no mundo. Isso significa que você não é melhor, nem pior do que qualquer outro habitante do planeta. Quer dizer apenas que você tem suas características próprias, com vantagens e desvantagens específicas da sua personalidade, assim como todos os outros.

A celeuma em torno da humildade começa exatamente na interpretação que se dá ao termo. Nesse ponto as religiões, principalmente as cristãs, acabaram por confundir o significado de ser humilde, em função das posições sociais.

E a dor está exatamente aí. Cunhou-se um cenário tão desagradável para o ser humilde que ele acabou sendo confundido com ser subalterno, estar em posições sociais e econômicas menos favorecidas.

Por essa razão, quando se diz humilde, é usual que o interlocutor entenda subalterno, submisso, inferior. Na realidade, essa confusão é puramente semântica, não tendo qualquer relação com a realidade do termo, que é ter consciência de que não é melhor nem pior do que ninguém.

Na verdade, o que ocorre com o ser humano é um verdadeiro pavor em ser humilde, por questões obvias. O termo remonta à ideia de que quem tem humildade será sempre ludibriado, por gente mais esperta que ele. Além disso, há o risco de ser humilhada, mal tratada, desrespeitada ou submetida a toda sorte de maus tratos.

Para que fique bem claro, humildade é ter consciência do seu lugar no espaço, nem mais e nem menos que os outros. Por outro lado, humilhação é o ato de humilhar ou rebaixar o outro, fazendo com que ele se sinta inferior.

A primeira assegura que todas as criaturas são iguais em todas as instâncias, sendo que umas têm as virtudes que faltam nas outras e vice-versa. Já a segunda surge da necessidade da criatura se sentir superior às demais.

O grande problema é que sendo a humilhação um mecanismo de inferiorizarão e exclusão, ela causa muita dor. E é dessa dor que muita gente foge o que as impede, igualmente, de tentar ser humildade.

A humildade do leão consiste em ele ter conhecimento do seu poder, mas também na capacidade de perceber seus pontos fracos.

A humildade do leão consiste em ele ter conhecimento do seu poder, mas também na capacidade de perceber seus pontos fracos.

Características das pessoas humildes

Como já foi citado no começo do post, humildade é a virtude das pessoas que têm consciência de si mesmas. Elas sabem que são seres ainda imperfeitos, pois a imperfeição é a principal característica do ser humano. Da mesma forma, têm exata noção de todo o bem que são capazes de praticar.

O autoconhecimento é peça fundamental para o desenvolvimento dessa virtude. Aquele que tem noção de que já conquistou muitas vitórias, sabe que é capaz de realizar. Ao mesmo tempo, tem noção exata de que possui inúmeras dificuldades e deficiências.

Ter essa consciência dos pontos fortes e fracos faz com que ele jamais se sinta inferior a quem quer que seja. Um alto executivo, por exemplo, tem capacidade de gerir um negócio com centenas de subalternos, mas não possui a competência de executar cada uma das funções da empresa.

Esse domínio de si mesmo faz com que o humilde seja uma pessoa equilibrada, do ponto de vista emocional. Esse equilíbrio se dá em função dele ser comedido a ponto de não se aventurar a acumular funções para as quais não está preparado. Da mesma forma, ele tendo ciência de que pode desempenhar determinada tarefa, não precisa desprezar aquele que ainda não sabe.

Essa é a razão pela qual arrisco a afirmar que aquele que possui humildade é bem vindo em qualquer círculo social. Essa virtude lhe dá habilidade para entrar e sair de cabeça erguida de qualquer ambiente.

Além disso, a humildade faz com que a sociedade admire aquele indivíduo. Afinal de contas, ele não vai se colocar em posição superior a ninguém, muito menos se humilhar perante os demais do grupo.

A humildade de Gandhi faz com que ele seja reverenciado pelos poderosos até os dias atuais. (Foto: internet/reprodução)

A humildade de Gandhi faz com que ele seja reverenciado pelos poderosos até os dias atuais. (Foto: internet/reprodução)

Como a humildade acaba com a arrogância

Eu não sei se você já observou isso, mas são inúmeros os casos em que a humildade acaba com a arrogância e sem muita delonga. Ocorre que ela oferece segurança a quem a possui, exatamente pelo fato de ser despojada de qualquer necessidade de parecer ser ou ter mais.

Na verdade, a humildade oferece segurança para quem a possui. Por essa razão, não adianta ocorrerem provocações, na tentativa de denegri-lo. Daí, o fato de que acusações que apontam pontos fracos ou falhos de um humilde não vão desestruturá-lo. Isso tudo porque ele sabe que possui fraquezas, mas que as mesmas não o transformam em uma pessoa pior.

E aí mora o segredo da humildade. Tendo consciência dos próprios pontos fracos, você tem argumentos para administra-los e isso não vai diminuir quem você é.

Note que tais acusações são desferidas com o único intuito de enfraquecer sua pessoa perante as outras, com o intuito de que sua reivindicação ou contribuição seja menos valorizada. Se você age com serenidade, consciência e firmeza enfraquece o argumento de quem estava tentando te desestruturar e corta qualquer ímpeto arrogante.

Portanto, se você tiver diante de um arrogante, lance mão da humildade para se sair bem da situação. Ouvir os argumentos dele com tranquilidade, segurança e olhando-o nos olhos mostra que você é uma pessoa capaz de administrar os próprios problemas.

Sempre que estou diante de situação semelhante, uso essa dica e nunca me desapontei. Por mais que o outro tente me desmoralizar apontando um ponto negativo, ouço, concordo com ele e mostro o que tenho feito para minimizar ou resolver a questão.

A partir daí, conquisto o direito de ser ouvida e com educação e gentileza exponho minhas razões para a situação e igualmente, meus pontos fortes. Dá-se então o entendimento, pois quando ajo dessa forma, demonstro que apesar dos pesares sou uma pessoa de valor e respeito a opinião alheia, o que abre as portas para que eu seja sempre respeitada.

Agora que você já descobriu como a humildade pode abrir portas para seu sucesso junto às pessoas, ajude os seus amigos a conhecerem melhor o que é humildade e o que essa virtude pode fazer também por eles, compartilhando este artigo. Aproveite e deixe um comentário sobre este post. Ele vai enriquecer em muito a discussão em torno deste tema que tem confundido muita gente boa por aí.

Até o próximo!

Fonte:

http://www.priberam.pt/dlpo/humildade

http://www.dicio.com.br/humilhacao/

http://www.significados.com.br/humilhacao/

http://conceito.de/humildade

No votes yet.
Please wait...
Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. Raimunda Reis disse:

    Está fala me representa . identifica o meu pensamento. Parabéns.

    No votes yet.
    Please wait...
    • Que bom, Raimunda!

      Gratidão

      No votes yet.
      Please wait...
  2. Michele disse:

    Gostei muito do post e me identifiquei ,uma vez que a humildade eh uma das maiores riquezas do ser humano.

    No votes yet.
    Please wait...
    • Muito grata, Michele!
      De fato, a humildade é uma das nossas maiores riquezas, pena que grande parte das pessoas ainda não tenha percebido isso!
      Muito obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!
      abraço,
      Zilda

      No votes yet.
      Please wait...
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: