Tenha o relacionamento que sempre sonhou, com esse passo a passo simples.

Inscreva o seu e-mail aqui e receba o Manual dos relacionamentos saudáveis. É grátis!

Meditação

Conquiste a vida que sempre sonhou usando a meditação diária como sua principal aliada

Sabia que seu maior problema está no fato de você está desligado do que é mais importante na sua vida? Saiba como resolver isso através da meditação.

A meditação pode ser considerada sua maior aliada na conquista de todos os seus objetivos. Tudo pelo fato de que ela mantém você conectado com seu mundo íntimo.

Através dela, você terá como manter o foco em tudo o que é interessante para você. Isso é necessário em função dos estímulos que o mundo moderno oferece para distrair e pulverizar sua atenção.

Por isso um dos seus principais objetivos é manter você com foco no que lhe é interessante.

Para que a meditação serve

A meditação é a ferramenta mais eficaz na solução dos problemas que a vida apresenta. Sabe-se que cada um tem a sua solução, mas é preciso ter elementos para encontrar uma a uma.

Diz a lenda que quando Deus criou o homem, tirou a felicidade de sua estrutura consciente. Dessa forma ele criou um mecanismo para que as criaturas fossem responsáveis por cada conquista.

Porém, ele ficou sem saber onde ele colocaria a felicidade, de maneira que ela estivesse acessível de ser encontrada. Guardou-a no interior de cada um. Por isso, nosso maior problema em viver feliz está exatamente no fato de que estamos sempre a buscando no mundo externo.

Por conta disso surgiram o estresse, conflitos, aflição e toda sorte de dificuldades que o ser humano enfrenta para encontrar a felicidade. Tudo porque ele vira e mexe a coloca nas mãos do outro, como se este tivesse alguma condição de fazer-lhe feliz.

É aí que entra em campo a meditação. Já afirmei aqui no CSG que a vida da gente é planejada para atender aos interesses da coletividade. Por essa razão, vivemos sempre preocupados com o que os outros vão pensar de nós.

Baseados nisso, focamos nossas atitudes no sentido de nos adequar ao que os outros esperam de nós. De tanto fazer isso, acabamos totalmente distanciados do nosso planejamento individual de vida e esquecemos quem somos.

E nada melhor do que a meditação para fazer o resgate de quem nós somos e do que é importante para nós. Cada um nasce com as suas virtudes e tendências individuais, únicas.

Ao nos afastarmos delas, acabamos por gerar insatisfação, estresse, desequilíbrio emocional, tristeza, raiva, entre outras emoções. Por mais que a ciência e a medicina estejam avançadas, ainda não se descobriu uma pílula capaz de resolver essas questões.

Tomam-se medicamentos para aliviar os sintomas que essas situações causam. Porém, a cura mesmo só pode ocorrer após o tratamento do que as causa. E por enquanto somente a meditação é capaz de resolvê-los, ao promover a reconexão da criatura com o seu mundo interior.

Para quem não passou a infância ouvindo frases de estímulos, como a menina do filme Vidas Cruzadas, a meditação eleva a autoestima.

Para quem não passou a infância ouvindo frases de estímulos, como a menina do filme Vidas Cruzadas, a meditação eleva a autoestima.

Meditação oferece benefícios tangíveis

A meditação oferece benefícios tangíveis para a conquista da boa saúde. Somente nesta década, já foram realizados inúmeros estudos que comprovam que ela é capaz de reestabelecer o equilíbrio físico e mental.

Assisti no filme Histórias cruzadas cenas que me deram o que pensar. As crianças brancas eram criadas por empregadas negras. Uma delas cuidava da filhinha da patroa entoando o seguinte mantra: você é boa, você é bonita, você é capaz.

Uma pessoa que cresce ouvindo frases como essa, acaba desenvolvendo uma autoestima saudável. Isso, porque de tanto ouvir que é boa, ela acaba assimilando a ideia. E, claro, terá maior tendência à prática de boas ações para confirmar isso.

Aqui no Brasil, por exemplo, não é assim que a grande maioria da população é educada. Muito antes pelo contrário, as pessoas crescem acreditando que são piores do que os norte-americanos e europeus.

É uma questão cultural, mas que gera uma gama enorme de problemas emocionais e que impede a conquista de objetivos. Afinal de contas, o brasileiro tende e passar toda a vida acreditando que não é tão bom quanto os seus modelos.

Ocorre que a meditação é capaz de acalmar a mente. Por isso, combate o estresse. Uma mente calma deixa de produzir os neurotransmissores a adrenalina e o cortisol liberados pelo estresse. Em contrapartida, ela passa a produzir endorfina o hormônio do bem estar, que também é um analgésico natural.

E é esse o motivo da prática diária da meditação interferir positivamente na saúde do corpo e da mente. Ao promover a paz interior, os hemisférios cerebrais entram na mesma frequência, facilitando o alcance da paz interna.

Segundo a terapeuta holística Florita Ferreira, a meditação deve ser incorporada na rotina diária, mas progressivamente. Para ela, o ideal seria meditar por pelo menos uma hora por dia. Entretanto, nenhum iniciante é capaz de ficar mais de 15 minutos em estado meditativo.

Por isso o ideal é começar a praticar, indo de um período menor até alcançar, pelo menos 15 minutos diários. A partir daí, de acordo com a professora, o tempo vai aumentando naturalmente.

O praticante de meditação tem mais foco e possibilidades de alcançar seus objetivos.

O praticante de meditação tem mais foco e possibilidades de alcançar seus objetivos.

Meditação para obter mais foco

A meditação é capaz de ajustar o foco mental de qualquer pessoa. Tenho observado muito as pessoas ultimamente. Vejo-as muito distraídas, sendo que tem momentos que fica fácil perceber que elas podem estar em qualquer lugar, menos no agora.

E um dos maiores inimigos da realização humana é exatamente a falta do foco, principalmente no presente. O excesso de estímulo externo é um dos fatores principais dessa situação. Aliado a isso, vem a preocupação com os interesses de terceiros, já que é quase obsessivo o esperar a aprovação dos outros para os próprios atos.

A lei da atração é muito clara, com relação ao foco. Ela afirma que tudo aquilo onde a sua atenção está voltada é o que você vai receber. Por isso, a meditação é tão essencial para chamar de volta para si e os próprios interesses, o foco.

Além disso, em função do estilo de vida ocidental e todos os seus apelos, é muito comum que a gente se perca até de nós mesmos. E a meditação tem o condão de restabelecer esse contato com o mundo íntimo. Tanto que seu principal objetivo é reconectar o ser com seu universo interior.

Agora você já tem uma noção mais clara do que a meditação pode fazer para ajustar seu foco para seus interesses. Ajude os seus amigos a compreenderem melhor esta que pode ser de muita utilidade na vida deles, compartilhando este artigo. Aproveite e deixe um comentário sobre o post. Ele vai enriquecer em muito a discussão em torno deste tema.

Até o próximo!

Fonte:

Curso de Meditação Atman Darchan – por Florita Ferreira

No votes yet.
Please wait...
Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: