Tenha o relacionamento que sempre sonhou, com esse passo a passo simples.

Inscreva o seu e-mail aqui e receba o Manual dos relacionamentos saudáveis. É grátis!

Saúde e bem estar

Melasma, como combater esse transtorno da maternidade

 

O melasma ocorre em qualquer parte do corpo, mas tem preferência pelo rosto, em função da exposição ao sol. (Foto: internet/reprodução)

O melasma ocorre em qualquer parte do corpo, mas tem preferência pelo rosto, em função da exposição ao sol. (Foto: internet/reprodução)

O melasma é um grande desafio para muitas mulheres. É o caso da minha amiga Beatriz Monteiro. Ela viu o problema surgir na gestação e nunca mais se livrou dele, embora tente exaustivamente.

Melasma é um tipo de mancha específico, que afeta mulheres com muita frequência durante a gravidez. Ela pode ocorrer em qualquer parte do corpo que fique exposta ao sol, mas é muito frequente no rosto. E esse é o principal ponto de desconforto.

Segundo os dermatologistas, ele ocorre em função de um desequilíbrio hormonal. Como na gravidez é muito comum haver intensa produção de hormônios, é a época em que mais ocorre.

Elas são caracterizadas por serem marrons e afetarem várias partes do corpo e têm tamanhos variados. Suas causas ainda não são consenso entre os médicos. Tudo que se sabe até o momento é que há forte relação entre hormônios, sol e calor.

Contudo, não são exclusividade das gestantes. Qualquer mulher que passe por problemas na produção de estrogênio e progesterona está sujeita a produzir um melasma. Existem indícios também de que fatores hereditários possam influir no aparecimento delas.

Portanto, se você usa anticoncepcional e troca o tipo da pílula, está dentro do grupo de risco para desenvolver um. Em alguns casos, a mancha desaparece pouco tempo depois do parto, mas em muitos persiste durante muito tempo. É o caso de Beatriz que luta para se livrar de um desde o nascimento do Artur, que já está com 12.

Tratamento não cura o melasma

A pior notícia em torno desse tipo de mancha é que ela não tem cura. Existe tratamento, mas mesmo assim, elas no máximo clareiam ou, na melhor das hipóteses, desaparecem momentaneamente.

Até o momento só há um ponto pacificado entre a comunidade científica para justificar o escurecimento da pele da mulher. O calor e o desequilíbrio na produção dos hormônios femininos. Por isso, o problema não é restrito às gestantes.

A grande esperança é o fato de que é possível controlar o aparecimento das manchas, que podem inclusive ser clareadas. As melhores formas de evitar o aparecimento delas é se proteger dos raios solares.

Além do uso de protetor solar, os médicos recomendam a proteção das partes mais propensas a desenvolverem manchas. Por isso, o uso de bonés, chapéus ou viseiras é recomendado, assim como tomar sol, somente nos horários recomendados.  

Existem remédios que podem ajudar a diminuir a tonalidade das partes afetadas, mas grande parte deles só pode ser aplicada em consultório. O peeling é uma das opções recomendadas para diminuir a intensidade das manchas.

Como hormônios são as causas mais prováveis para o aparecimento e retorno do melasma, é necessário monitorar a produção deles. Por isso mesmo o acompanhamento médico é fundamental, para que não ocorra agravamento de caso.

Essas são as principais informações sobre o melasma. Espero que agora, de posse delas, você possa prevenir sua ocorrência. Se gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos e marque nas estrelinhas aqui abaixo do post. Ajude outras pessoas a terem acesso a essa informação. Deixe também seu comentário. Ele é muito importante para nós.

Até o próximo!

Fonte:

http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/materias/como-cuidar-das-manchas-na-pele-durante-e-apos-a-gravidez.htm

http://bebe.abril.com.br/gravidez/melasma-como-amenizar-as-manchas-da-gravidez/

http://bebe.abril.com.br/gravidez/melasma-duvidas-sobre-as-manchas-da-gravidez-solucionadas/

https://www.saudedicas.com.br/beleza-e-estetica/as-melhores-maneiras-para-remover-manchas-na-pele-276049

http://www.mulheresdicas.com/saude-da-mulher/manchas-na-pele-causadas-pelo-sol.html

No votes yet.
Please wait...
Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: