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Meditação

Você pode vencer os obstáculos internos que lhe impendem de meditar todo dia

Você já conhece os benefícios de meditar diariamente e até se esforça para fazer, mas existem alguns obstáculos para a meditação. Veja quais são.

Obstáculos para a meditação.

Obstáculos para a meditação devem ser superados para que você seja o vencedor dessa história. (Foto: Designed by Dooder / Freepik)

Os obstáculos para a meditação surgem exatamente assim. As notícias sobre os benefícios da sua prática diária se multiplicam na mídia. Daí, você tem acesso a todo esse material e decide que vai aderir à prática. Assiste vários vídeos no YouTube, aprende algumas técnicas e começa até muito bem. O problema surge aí. Após alguns dias, você não dá mais conta de meditar e quando consegue se preparar, sua mente lhe sabota.

Você já sabe que a meditação é a solução de todos os seus problemas físicos e emocionais. São diversas pesquisas que comprovam a ação benéfica da prática para a saúde física e mental. O que ainda foge ao seu conhecimento é o fato dela ser alvo fácil da sua mente agitada.

Ocorre que o estilo de vida que a sociedade ocidental adotou dificulta o controle do pensamento. Tanto que o maior desafio do século XXI é o controle da ansiedade, que pode ser obtido pela meditação. Ao terminar de ler este artigo, você saberá lidar muito bem com os obstáculos para a meditação.

Quais são os obstáculos para a meditação

Eles são muitos, mas vou listar os cinco mais importantes. Cabe ressaltar aqui que são frutos da resistência interna da mente em mudar seu padrão de pensamentos. O ego é o principal adversário da meditação diária. Ele exige que tudo seja feito no tempo dele, do jeito que ele quer e para a satisfação dele.

E a meditação diária permite que o indivíduo avalie melhor suas atitudes e crenças, permitindo a adoção de disciplina. Além disso, quem medita deixa de ser escravo de si mesmo e da sociedade. Tudo porque fica possível tomar decisões por si, baseadas em análises de consequências, ganhos e perdas, emocionalmente dizendo. Do ponto de vista físico, a meditação controla o estresse e reduz a pressão arterial, entre outros benefícios.

Os obstáculos surgem a partir do momento em que você começa a engrenar na prática meditativa. Até que se torne um hábito, você vai enfrentar alguns inimigos internos que vão sabotar o seu processo.

Quando isso ocorrer, não se preocupe. Procure apenas descobrir o que está lhe impedindo de se sentar e meditar e insistir na construção do hábito. O importante aqui é saber que interromper a meditação por algum tempo, não vai invalidar os progressos já alcançados.

Obstáculo 1 – Doenças

Segundo a professora de meditação, Florita Ferreira, destaca que é muito comum o iniciante ter pequenas enfermidades. Ferreira explica que é uma forma da mente impossibilitar o indivíduo de se concentrar em função da indisposição física. Quando o corpo está com algum problema, a mente não tem como se aquietar, nem concentrar.

Se você ficar doente, principalmente quando estiver se habituando a meditar, fique calmo. Cuide da sua saúde e tão logo esteja bem, volte à prática. Tudo que já tiver conquistado estará intacto, pronto para continuar a avançar.

Obstáculo 2 – Sono

O sono é um obstáculo problemático. A meditação começa com o processo de relaxamento do corpo, o que tende a proporcionar sono. Esse é um dos motivos, pelos quais, recomenda-se nunca meditar deitado.

Procure estabelecer um horário para meditar, de preferência quando você estiver descansado. Muitos mestres, nessa atividade, recomendam que ela seja feita depois de acordar. O objetivo é fazê-la antes de se distrair com as atividades e estímulos do cotidiano. Agora, já há mais um novo motivo, evitar a armadilha do sono.

Supere os obstáculos para a meditação

Supere os obstáculos para a meditação. (Foto: Designed by Kjpargeter / Freepik

Obstáculo 3 – Indecisão

A indecisão surge em vários momentos quando a meditação vem à mente. Infelizmente, vem porque existe a crença de que ficar sem fazer nada é coisa de vagabundo.

A melhor forma de sair fora desse obstáculo é ter um propósito para meditar. Ele vai servir como estímulo para que você se foque na prática e avence na conquista dos seus objetivos.

Obstáculo 4 – Desejo

O desejo pode invadir sua mente durante enquanto você medita. Entre os vários pensamentos que passam pela sua mente, durante o processo, o desejo chega de mansinho. Pode ser vontade estar mais confortável ou de ter menos luz ou mais calor no ambiente.

O importante, nesse caso, é não brigar com os pensamentos. Apenas deixe que eles se vão, assim como vieram até sua mente, durante a meditação.

Obstáculo 5 – Preguiça

Ela aparece como falta de disposição acentuada. O desânimo é um argumento forte para interromper seu processo. A recomendação é de que a meditação seja diária, e a preguiça funciona como um obstáculo para a regularidade da prática.

Mais uma vez, entra aqui a importância de se ter um propósito para fazê-la diariamente. Ao ver-se nesse tipo de situação, procure lembrar o que levou você a se decidir iniciar na meditação. Focar seu pensamento nos benefícios que ela vai lhe proporcionar também é um ótimo estímulo para a perscistência.

Esses são os principais obstáculos para a meditação. Espero que agora, de posse dessa informação, você possa engrenar na prática. Se gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos e marque nas estrelinhas aqui abaixo do post. Ajude outras pessoas a terem acesso a essa informação. Deixe também seu comentário. Ele é muito importante para nós.

Até o próximo!

Fontes:

http://www.spm-be.pt/2013/02/5-obstaculos-a-Meditacao-e-5-Qualidades-a-desenvolver.html

http://www.vidadeyoga.com.br/o-papel-da-meditacao-e-seus-obstaculos/

http://www.felizcomvoce.com.br/os-10-maiores-inimigos-sabotadores-internos

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Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

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