Tenha o relacionamento que sempre sonhou, com esse passo a passo simples.

Inscreva o seu e-mail aqui e receba o Manual dos relacionamentos saudáveis. É grátis!

Desenvolvimento pessoal

Procrastinação: onde começa e como fazer para acabar de uma vez por todas com esse hábito

Você tem noção de como surge a procrastinação? Então assista essa matéria da TV Comportamento sem grilos para descobrir as causas e como acabar com ela.

procrastinação-imagem-de-bagunça

A procrastinação leva ao estresse, em função da quantidade de tarefas acumuladas. (Foto: internet/reprodução)

A procrastinação é um hábito que surge de mansinho na vida de qualquer pessoa. Ela é o deixar para fazer depois. O problema é que facilmente se transforma em mania e foge do seu controle.

Se você já se pegou incomodado porque não consegue começar o seu dia na hora proposta e isso se repete com muita frequência, cuidado. É sinal de que está a um passo de fazer da procrastinação um transtorno na sua vida.

Adiar o começo ou a execução de tarefas tem sido rotina para grande parte da população. E é exatamente a frequência com que ocorre que faz desse costume um problema.

É que os hábitos são construídos aos pouquinhos, a partir do momento em que o indivíduo automatiza ações. E nesse caso, há uma série de prejuízos em procrastinar.

É que empurrar determinada atividade com a barriga de vez em quando não significa nada. Porém, quando começa a ser constante, você começa a ter uma série de prejuízos.

Prejuízos da procrastinação

O maior e o principal prejuízo que a procrastinação traz para você é perder o prestígio nos grupos onde costuma frequentar. Até mesmo o procrastinador começa a ter dúvidas quanto à sua competência e o compromisso com a vida.

Além disso, a pessoa que tem o vício de adiar começa a ser descartada para a designação de trabalhos melhores. Ela perde oportunidades de promoção ou novas colocações no mercado de trabalho.

Com o passar do tempo, seus amigos, colegas de trabalho começam a substitui-lo em situações onde é necessário o engajamento. O próprio percebe que está perdendo o controle da vida dele.

Diante disso, surgem outros problemas paralelos. Surgem a depressão, a insegurança, a culpa e a raiva de ter se colocado em posição de estagnação.

Se você tem passado por isso ou tem alguém muito querido que está vivenciando o problema da procrastinação, assista a essa matéria da TV Comportamento sem grilos. Ela vai esclarecer sobre as causas e oferece dicas de como se livrar desse mal. 

Até o próximo!

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...
Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: