Tenha o relacionamento que sempre sonhou, com esse passo a passo simples.

Inscreva o seu e-mail aqui e receba o Manual dos relacionamentos saudáveis. É grátis!

Saúde e bem estar

Você conhece o potencial destrutivo de receitas e tratamentos caseiros?

Receitas e tratamentos caseiros são muito procurados e disseminados na web. Mas elas escondem um potencial destrutivo que pode levar à morte. Saiba por que.

Receitas e tratamentos caseiros podem ajudar, mas são perigosas porque podem curar os sintomas, mas não atacam as causas. (Foto: internet/reprodução)

Receitas e tratamentos caseiros podem ajudar, mas são perigosas porque às vezes curam os sintomas, mas não atacam as causas. (Foto: internet/reprodução)

Receitas e tratamentos caseiros têm poder destrutivo ignorado pela população. O assunto é sério e precisa ser observado com o máximo de atenção possível. Você já deve ter ouvido falar que chá de limão é bom para gripe, gengibre ajuda a emagrecer, etc. Até certo ponto, tomar um chá para um problema de saúde mais leve é até aceitável.

O problema é que quando são doenças mais graves como o câncer, diabetes e cardiopatias, é preciso sensatez. Ocorre que o sistema de saúde brasileiro é extremamente complicado e há locais onde o acesso ainda é extremamente precário. E esse fator estimula a busca por soluções alternativas para curar desde um simples mal estar, até um tumor maligno.

Outro ponto que precisa ser considerado é que ninguém precisa ir para o hospital para curar uma unha encravada. Entretanto, quando você recebe um diagnóstico de um carcinoma, sim. Só que surgem tantas beberagens e curas alternativas que dá até medo. Por isso, gravei a matéria da TV Comportamento sem grilos dessa semana sobre isso.

Variedade de receitas e tratamentos caseiros é assustadora

O problema maior a meu ver é a danada da boa vontade. O câncer, por exemplo, promove compaixão até nos inimigos e sempre aparece quem já ouviu falar que tal procedimento cura.

É compreensível tamanha comoção. A jornada é tão longa, que quando chega ao final, você não lembra que está doente. Porém, seu organismo não reage como quando estava saudável e as visitas aos médicos são periódicas.

Na intenção de ajudar, as pessoas ao redor do paciente tentam levantar o astral dele e minimizar o sofrimento. Só que há diferença entre prestar apoio e ser inoportuno.

Vivenciei 9 meses e 20 dias em tratamento de um tumor na mama direita. Desde o diagnóstico até a conclusão da radioterapia ouvi inúmeras receitas e tratamentos caseiros. Alguns foram até muito úteis, mas a maioria descartável.

São chás, sucos, beberagens, unguentos e toda sorte de curas alternativas que meus cabelos não se arrepiavam porque fiquei careca. Aqueles com comprovação, encarei e usei paralelamente ao tratamento médico. Foram até muito úteis, pois me deram qualidade de vida durante todo o processo que além de longo é extremamente doloroso.

Porém, a maioria não tem comprovação nenhuma de eficácia. Principalmente porque são passados boca a boca e quando chegam aos seus ouvidos a origem se perdeu no tempo.

É preciso tomar muito cuidado com a divulgação e a crença nesse tipo de terapia. Receitas e tratamentos caseiros podem até curar, mas da mesma forma expõe o organismo a um perigo muito grande. Quem faz uso desses artifícios acaba desdenhando a medicina e complicando sua saúde de maneira até irreversível. Veja mais detalhes na matéria da TV Comportamento sem grilos.

Até o próximo!

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...
Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. amei eu mesma sou adepta aos chas,e desenvolvi uma alergia que não sei explicar por qual deles.

    Rating: 5.0. From 1 vote.
    Please wait...
    • Nossa, que chato, Beatriz!
      Segundo os farmacêuticos da clínica Oncocentro, um dos problemas dos chás é não sabermos qual a dosagem, ou seja, qual a quantidade de folha, água e o tempo de infusão.

      Espero que esteja bem.

      Gratidão,

      No votes yet.
      Please wait...
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: