Tenha o relacionamento que sempre sonhou, com esse passo a passo simples.

Inscreva o seu e-mail aqui e receba o Manual dos relacionamentos saudáveis. É grátis!

Saúde e bem estar

Sono reparador: veja essas 6 dicas para garantir o seu

O sono reparador tem sido escasso nos dias atuais. Descubra o que fazer para dormir melhor sem medicamentos e com qualidade.

O sono é uma das necessidades físicas imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo e da mente. Ele é responsável pela recuperação física, em função do repouso e pela reestruturação das funções cognitivas e da memória. Por isso, ninguém pode ficar sem dormir. Entretanto, a vida moderna trouxe dificuldades no tocante ao repouso, por conta de toda sua agitação. A nossa pauta da TV Comportamento sem grilos é a importância do sono. Assista ao vídeo. No final dele, eu ensino um exercício que me ajudou a parar de dormir com ajuda de medicamentos.

Há um ditado popular que diz: quem dorme muito vive pouco. Ele é verdadeiro até certo ponto, pois quando você está dormindo, perde tudo o que se passa ao seu redor. Por outro lado, você vive com muito menos qualidade, quando não dorme o suficiente para descansar e recuperar suas funções biológicas e mentais.  Portanto, nem muito, nem pouco. O importante é dormir por tempo suficiente para que ao acordar se sinta bem disposto.

Existe uma crença de que um adulto saudável precisa de 8 horas de sono para passar bem o dia seguinte. De acordo com os especialistas, essa informação não é precisa por que cada organismo tem seu funcionamento específico. A maioria da população, e isso vale em nível mundial, tem necessidade de dormir 7h40 por noite. Precisamente, são 70% das pessoas com essa demanda. 15% precisam de menos que isso, variando de um indivíduo para o outro. Os outros 15% precisam de mais que 8 horas de sono.

Nesse cenário, um problema atormenta muita gente. As dificuldades para dormir e quando se consegue o sono não é de boa qualidade.

Pensive woman stying sleepless in bed at night

Procure diminuir os estímulos externos, principalmente reduzir a luminosidade! (Foto: internet/reprodução)

O que fazer para pegar no sono

Um fato é consenso entre todos os especialistas. Se você tem problemas para pegar no sono, precisa, antes de mais nada, procurar o que causa esse problema, investigue isso com seu médico. O normal dentro do funcionamento do organismo é que ocorra o cansaço. A redução da luminosidade, causada pelo anoitecer, juntamente com o desgaste físico provocam o sono. Unindo esses dois fatores, adormecer seria uma consequência fácil de ocorrer.

Seria, porque o estilo de vida atual faz com que o estresse seja uma constante na vida de todo cidadão. Até as crianças andam estressadas em função de uma agenda lotada de atividades.

Diante desse quadro, reclamações de insônia, dificuldade para adormecer e noites de sono que não são capazes descansar o indivíduo viraram rotina. Há muito a fazer para reverter essa situação. Basta escolher sua opção de colocar em prática. Eu separei uma lista de opções para você. Vamos lá.

Acalmar a mente antes de dormir é importante, para dormir bem a noite toda. (Foto: internet/reprodução)

Acalmar a mente antes de dormir é importante, para dormir bem a noite toda. (Foto: internet/reprodução)

De olho no sono reparador

– Relaxe – próximo de seu horário habitual de dormir, vá diminuindo os estímulos externos. Evite assistir televisão no quarto. O mesmo vale para o aparelho celular, tablet e outros dispositivos que emitam luz forte. Evite as bebidas estimulantes e o álcool. Este, mesmo que cause torpor, impede que você entre nas fases mais profundas do sono. Por isso, após uma noitada regada à bebida alcoólica, você acorda cansado e às vezes com amnésia. Prepare-se para o sono com pelo menos uma hora de antecedência para desacelerar a mente.

– Tome um banho morno – Um dos estimuladores do hormônio do sono é a redução da temperatura corporal. Note que a noite é sempre mais fresca que o dia, mesmo nos dias mais quentes. É por esse motivo. A luminosidade cai e a temperatura ambiente também. Consequentemente, a do corpo acompanha.

– Crie uma rotina – Deitar para dormir e acordar sempre no mesmo horário vai criar um hábito. Acerte seu relógio biológico para que seu sono ocorra sempre dentro de um mesmo padrão.

– Evite dormir de dia – Cochilar é permitido. Afinal de contas uma pausa para refazer as energias é saudável, desde que não ultrapasse 40 minutos.

– Evite comida pesada no jantar – A digestão é um processo demorado. Por isso, se for fazer uma boquinha antes de deitar, opte por algo de digestão bem fácil.

– Limpe seu hardware – Sob luz de penumbra, faça algumas respirações profundas, da seguinte maneira: inspire enviando o ar para o abdome; conte de 1 a 4 enquanto puxa o ar. Solte o ar pausadamente, também contando de 1 a 4. Aguarde 4 segundos para inspirar novamente. Repita esse processo por no mínimo cinco vezes. Fique atento a ele. Ao final dele, terá acalmado sua mente.

Até o próximo!

No votes yet.
Please wait...
Zilda de Assis

Sobre o autor | Website

Zilda de Assis é jornalista e gestora de pessoas. Autora dos ebooks: Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis, O que é autossabotagem e Manual dos relacionamentos saudáveis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Dulcemar Lara disse:

    Uma boa noite de sono é tudo de bom!
    Boas dicas, Zilda.

    No votes yet.
    Please wait...
    • Obrigada, Dulcemar!

      Tenha ótimas noites de sono!

      Abraço,

      No votes yet.
      Please wait...
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: